
 O que é FIDC?
O que é Fundo de Investimento em Direitos Creditórios – FIDCs?
O FIDC (Fundo de Investimento em Direitos Creditórios) é um tipo de fundo de investimento que tem como principal objetivo investir em títulos de crédito emitidos por empresas ou instituições financeiras.
Os títulos de crédito são ativos financeiros que representam o direito de receber pagamentos futuros por empréstimos concedidos, como por exemplo, as duplicatas e os cheques pré-datados. O FIDC adquire esses títulos de crédito de empresas e instituições financeiras e os transforma em cotas para que os investidores possam aplicar seu dinheiro.
O retorno do FIDC vem da diferença entre o rendimento dos títulos de crédito adquiridos e o custo dos recursos captados junto aos investidores. O fundo é administrado por uma gestora que é responsável por selecionar os títulos de crédito que farão parte da carteira do FIDC e também por realizar a cobrança dos valores devidos pelos devedores.
Os FIDCs são regulados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e são uma opção de investimento para investidores qualificados, ou seja, aqueles que possuem mais de R$ 1 milhão em investimentos financeiros. No entanto, com a nova resolução CVM nº 175, a partir de 2024, os pequenos investidores terão acesso às classes seniores.
Um exemplo de utilização de um FIDC seria quando uma empresa vende um produto a prazo para um consumidor utilizando cartão de crédito. Nesse caso, os recebíveis, que são as parcelas a serem pagas pelo consumidor, podem ser vendidos para um FIDC na forma de direitos creditórios. Essa transação permite que a empresa receba antecipadamente o valor desses recebíveis em troca de uma taxa.
  O que e quais são as classes de um FIDC?
As classes de um FIDC são as categorias de cotas que o fundo emite para seus investidores. As principais classes de cotas são:



